Quando se trata de redes sociais, a maioria dos usuários não navega de forma segura em suas redes. A utilização de senhas fáceis, vinculação de várias contas em um único e-mail, facilitam a exposição de dados pessoais na internet e abre espaço para as fraudes.
O que muitos não sabem é que todos esses fatores contribuem para que hackers tenham acesso a dados da conta e do usuário, fazendo com que esses usuários dessas redes sociais percam suas informações ali inseridas tais como como fotos, localização, contatos e outras.
De acordo com a Associação Nacional das Vítimas da Internet – ANVINT, alguns sinais de que a sua conta em alguma rede social foi invadida são os contatos que o usuário recebe através de mensagens com vírus, troca de nome e e-mail e postagens sem sentido.
“Além desse tipo de risco, as redes sociais, assim como qualquer outro aplicativo ou plataforma, contém obrigatoriamente um termo de uso e política de privacidade, que na maioria das vezes, as pessoas autorizam esses termos para ter acesso a plataforma e acabam abrindo uma porta para que os sites e aplicativos tenham acesso aos dados em geral da sua conta”, prossegue a ANVINT.
Com isso, acredita-se que as demais redes sociais possam lucrar milhões vendendo essas informações de seus usuários para que outras empresas possam direcionar os anúncios e propagandas em diversos momentos quando se é acessada a internet, seja pelo computador, celular ou tablet.
Mesmo as redes sociais tendo esse retorno lucrativo através de seus usuários e garantindo certas funcionalidades, as plataformas não proporcionam um suporte adequado para que esses usuários possam recuperar contas perdidas, bloquear tipos de acessos indesejáveis ou entrar em contato com um suporte técnico adequado para que problemas diversos sejam solucionados de maneira rápida e assertiva.
Deste modo, existem maneiras diferentes de recuperação de redes sociais, dentre elas é a contratação de serviços de profissionais especializados em recuperação de contas de redes sociais ou até mesmo ajuizar processos judiciais contra as redes sociais, podendo o juiz determinar à rede social, sob pena de multa, a devolução de suas redes.
Como é perceptível, todos aqueles que gostam e/ou precisam manter suas redes sociais atualizadas e com informações recentes e não se previnem com as devidas medidas de segurança, correm sérios riscos diariamente de perder suas contas e terem suas informações vazadas.